segunda-feira, 21 de setembro de 2009




Projeto: Gravidez na adolescência e suas consequências



Nome: Adriana Cristina de Souza Pimenta.



Tema: Doenças Sexualmente Transmissíveis- DSTs





Disciplina: Ciências.





Séries: 7ª e 8ª





Justificativa


A necessidade do projeto está voltada para a promoção da cidadania saudável em relação á gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e outros conflitos.
Adolescentes e jovens precisam fortalecer seus valores humanos de convivência dentro da sociedade, e esse projeto representará força nas famílias, na escola e interação pessoal como ser humano.





Objetivo Geral


Visa estabelecer uma educação continuada promovendo o desenvolvimento de ações articuladas, buscando reduzir a vulnerabilidade de jovem ás doenças sexualmente transmissíveis, a infecção pelo HIV e a gravidez não planejada.





Objetivos Específicos


· Promover a saúde integral do adolescente,e como conseqüência, a melhoria na qualidade de vida.


· Formação de consciência crítica de forma interdisciplinar.


· Reduzir os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência.





Conteúdos


· Sistema reprodutor masculino e feminino.
· Gravidez na adolescência.
· Ciclo menstrual.
· Menopausa.
· A sexualidade na vida humana.
· Saúde sexual e saúde reprodutiva.
· Doenças sexualmente transmissíveis- DSTs
· Métodos contraceptivos.
· Infertilidade e Tratamentos
· Aborto.





Metodologia


A metodologia proposta apóia-se fundamentalmente em estratégias através de aulas diferenciadas, palestras e DVDs envolvendo os assuntos abordados durante o desenvolvimento.
Os alunos usaram das novas tecnologias a fim de pesquisar conteúdos que envolvam saúde, sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Foram apresentados vídeos proporcionando esclarecimento, folder, cartazes ilustrativos, o que permitiu a construção coletiva de novos conhecimentos.





Recursos/ Materiais


· Data show
· DVDs
· Computador
· Revistas
· Livros Didáticos.





Avaliação


Trata-se de um processo contínuo, conduzindo o educando a ampliar seus conhecimentos e abre-se a oportunidade para a promoção coletiva do aprimoramento daquilo que foi ensinado no cotidiano.
· Apresentação dos trabalhos.
· Pesquisa no laboratório de informática discutido em sala de aula.
· Participação nos debates e palestras.
· Envolvimento nas atividades propostas.
· Trabalho construtivo com os conteúdos estudados.
· Revistas
· Livros Didáticos.





Referências Bibliográficas


ASSUNÇÃO FILHO, Moacir Assis. Ciências Humanas
São Paulo, 2001.
LAKATOS.E.M.MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. SP.
Revista Nova Escola.
Programa de Ações Educativas Integradoras-2009.



Projeto: Consciência Negra
Nome: Karla Nosek

Tema: Toque Negro.


Justificativa:


Visando implantar em nosso currículo, a lei Federal 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que versa a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira, para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, é que foi escolhido esse tema, como forma de lembrar aos nossos alunos, que não existe uma cultura nacional sem a participação dos negros que vieram da África e seus descendentes. É importante e necessária a prática de uma educação voltada para o combate a qualquer tipo de discriminação- principalmente a racial- e para a valorização das etnias, para que haja a construção de uma sociedade muito mais equilibrada de forma geral.
Porém, não cabe somente ás escolas este papel, mas também as famílias que precisam transmitir aos seus filhos, desde pequenos, valores, tais como a tolerância e o respeito ás diferenças e que, esta é indispensável para vivermos num mundo melhor.

Objetivos:


  • Despertar o interesse pela cultura afro-brasileira.

  • Refletir e analisar sobre as diversas diferenças entre os seres humanos: raciais, sociais e de comportamento

  • Reconhecer e valorizar a identidade, a história e a cultura dos afros- brasileiros, bem como a igualdade de valorização das raízes africanas na nação brasileira, ao lado das indígenas, européias e asiáticas.

  • Realizar resumo de texto lido/ouvido e filme sobre o tema em questão Conteúdos .

  • Textos informativos e descritivos sobre a África e o tempo, espaço, origem e destino dos africanos trazidos para o Brasil- comentários e interpretação.

  • Produção e reprodução do texto (filme, outros

Desenvolvimento:



  • DVD-MEC sobre escravos.

  • Roda de conversa para ouvir o que os alunos tem a falar sobre o assunto.

  • Depoimentos variados de pessoas que foram discriminadas devido á cor ou a origem.

  • Textos informativos sobre a África e a vinda dos negros para o Brasil nos navios negreiros.
    Debate: O que você faria se estivesse no lugar dessas pessoas? Ouvir a resposta.

  • Contar a história dos quilombos, o que significou para os escravos, bem como, sobre Zumbi dos Palmares.

  • Confecção de cartazes, cortes e colagens de figuras ilustrativas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROJETO DE PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
Escola Estadual Joaquina Cerqueira Caldas.
Bairro: Poção Cuiabá – MT.
Professora: Elieth L. Heine
Disciplina: Sociologia
Tema: FOME
Objetivo Geral: Conscientizar os alunos á realidade de muitos brasileiros, a miséria, a fome.
Objetivo Especifico: Explicar o significado da palavra Fome.
Apontar mudanças na organização social quanto ás formas de produção de alimentos, de comercio e na utilização de recursos naturais em espaços diferenciados.
Demonstrar as regiões onde a fome predomina em alto nível, causando ate mesmo a morte.
Conteúdo Programático: A mal distribuição de renda no país.
Os números de pessoas abaixo da linha de pobreza.
As consequências da fome.
Metodologia: Dinâmica de círculo com os alunos.
Leitura do texto sobre A fome no Brasil, individual.
Apresentação de cartaz ilustrativo. ( mapa do Brasil- verificando a linha da pobreza).
Debate sobre o tema.
Avaliação: avaliação individual, levando em conta a participação e o interesse do aluno.
Bibliografia: Introdução a Sociologia. De Pérsio S. de Oliveira.
Revista – Isto é – 2006.
Censo do IBGE..

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gripe Suína - Endemias, Epidemias ou Pandemias?

Escola Estadual Profª. Joaquina Cerqueira CaldasEndereço: Rua Papa João XXII, n° 811, Poção – Cuiabá


TEMA: Escola Estadual Profª. Joaquina Cerqueira CaldasEndereço: Rua Papa João XXII, n° 811, Poção – Cuiabá


TEMA: GRIPE SUÍNA / Endemias, Epidemias ou Pandemias?

AUTOR: ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CO-AUTOR(ES): Profr: JABURITÃ FRANCISCO NUNES

ESTRUTURA CURRICULAR:

Modalidade
Componente curricular
Tema
Ensino Médio
Biologia
Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final
Ciências Naturais
Ser humano e saúde

DADOS DA AULA:

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Obter informações sobre a Gripe Suína e outras epidemias da história;
Reconhecer medidas preventivas para evitar o seu desenvolvimento;
Conhecer as diferenças entre os termos Endemia, Epidemia e Pandemia, relacioná-los com a globalização;
Entender como atitudes individuais afetam a saúde coletiva. Analisar e julgar ações de intervenção que visam preservar a saúde pública.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema.
Noções sobre agentes infecciosos como vírus e bactérias.

É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula?
SIM.
Português – Dissertação, narração, descrição;
Interpretação e compreensão de textos;
Leitura, etc.
Matemático – Gráficos, fórmula de progressão geométrica, cálculos, etc.
Geografia – Localização geográfica de maior incidência do vírus;

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA







AULA 01


VERIFIQUEM A IMAGEM ABAIXO
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090502_gripesuina_sabado_rw.shtml

Charro Protegido: "México protegiéndose de la epidemia" http://www.flickr.com/photos/eneas/

http://search.creativecommons.org/
Procure registrar no quadro os tópicos das informações que os alunos já conhecem a respeito da doença, sua origem, transmissão, etc.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556537.shtml
Para trabalhar com as informações a respeito da Gripe Suína, agora chamada de Influenza A, originada no México e transmitida pelo mundo nos últimos meses desenvolva a seguinte atividade:

ATIVIDADE

CONHECENDO MAIS A GRIPE SUÍNA

PODEM SER FEITAS AS PERGUNTAS EM CARTÕES
E RETIRADAS POR ALUNOS E DISCUTIREM SOBRE A PERGUNTA


SUGESTÃO DE PERGUNTAS PARA OS CARTÕES

1. O que é a gripe suína – Influenza A? 2. A Influenza A tem cura? 3. Como é transmitida a Influenza A? 4. Quais são os sintomas da Influenza A? 5. Infecção de Influenza A é comum em humanos? 6. Pode-se contrair a Influenza A comendo carne de porco? 7. Como devemos agir se estivermos com os sintomas da Influenza A? 8. Como deve agir uma pessoa que chegou de viagem de um país onde há casos de Influenza A? 9. Qual a diferença entre a Influenza A e a gripe comum? 10. Como a infecção de humanos com Influenza A pode ser diagnosticada? 11. Existe vacina contra Influenza A? 12. A vacina contra a gripe comum é eficiente contra a Influenza A? 13. Existe algum remédio eficaz contra a Influenza A? 14. Por que a Organização Mundial da Saúde - OMS está em estado de alerta contra a Influenza A?15. É perigoso viajar aos países atingidos pela Influenza A? 16. Como prevenir-se da Influenza A estando em locais onde foi registrada a doença? 17. Qual o tempo de incubação da Influenza A? 18. Posso contrair o vírus da Influenza A de alguém que não apresente os sintomas? 19. Quais os grupos de pessoas mais suscetíveis à Influenza A? 20. Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a Influenza A?

AULA 02

ATIVIDADE

RECONHECENDO A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS

Dividir a turma formando três grupos. Distribuir um pequeno texto para cada grupo com os conceitos a seguir:

1 - ENDEMIAS
Uma ENDEMIA é caracterizada por qualquer doença que aparece em um determinado local por tempo indeterminado, regularmente, atingindo uma população dentro dos limites previamente determinados (quantidade de pessoas e época). Por exemplo, uma doença que atinge X número de pessoas em um ano (continuamente, no após ano). Se esse número não for ultrapassado trata-se de uma ENDEMIA. Normalmente as endemias atingem uma determinada região, não se espalhando em grande escala. É comum o uso de vacinas (quando estas existem) para pessoas que viajam com destino a regiões onde existem doenças endêmicas, o que evita assim a sua proliferação para outras regiões. Outro fator que restringe a doença a um determinado local é a presença de vetores ou transmissores (como mosquitos, por exemplo) apenas naquela região.

2 - EPIDEMIAS
Uma EPIDEMIA se caracteriza por apresentar, num curto período de tempo, um grande número de casos de uma determinada doença. O termo tem origem do grego: epi (sobre) + demo (povo). O aparecimento de doenças ou problemas de saúde em uma população é considerado comum, porém quando a sua ocorrência ultrapassa um limite previamente determinado diz-se estar frente a um surto epidêmico. Isso normalmente resulta de um desequilíbrio entre o causador da doença e o hospedeiro, ficando este em desvantagem. Isso pode ocorrer quando surgem mutações no organismo parasita tornando-o mais letal ou quando a sua transmissão é facilitada pelo aumento da quantidade de transmissores (como mosquitos, por exemplo) ou facilidades de contaminação (falta de água tratada e esgoto, por exemplo). Quando não é previsto nenhum caso de uma determinada doença em uma região, a presença de apenas um caso já pode ser considerada EPIDEMIA. O mesmo ocorre para doenças novas

3 - PANDEMIAS
Uma pandemia pode ser caracterizada por uma doença infecciosa que se espalha em toda a população de uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta. Uma pandemia resulta de um agente infeccioso que se difundo facilmente matando um número grande de pessoas. Uma pandemia pode se desenvolver com o aparecimento de uma nova doença para população, para a qual os humanos ainda não têm defesa, causando mortes e se esparramando facilmente e sustentavelmente na população. Os critérios de definição de uma pandemia são os seguintes: a doença ou condição além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa. Doenças que não são contagiosas (como o câncer, por exemplo) não são consideradas pandemias, pois embora causem um grande número de mortes não são contagiosas (embora possam ser certas causas de alguns tipos de câncer).
Cada grupo deverá apresentar para a turma os conceitos apresentados em cada um dos textos.

ENDEMIA, EPIDEMIA e PANDEMIA, eles estão diretamente ligados (ou separados) pela incidência de determinada doença, ou seja, uma endemia pode tornar-se epidemia quando o número de casos ultrapassa o previsto e esta, caso atinja níveis mundiais pode tornar-se uma pandemia. O mesmo pode ocorrer de maneira inversa. Que é a GLOBALIZAÇÃO e como ela contribui para a proliferação de doenças no planeta.

Utilizando - interdisciplinaridade com matemática propondo uma tarefa com cálculos para a proliferação de doenças utilizando a fórmula de progressão geométrica - PG. Por exemplo: cada pessoa com uma determinada doença a transmite para outras três, a cada cinco dias. Em vinte dias quantas pessoas estarão contaminadas. Tanto de contaminação como de tempo.

AULA 03

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Nesta aula oriente para que os alunos para que pesquisem na internet as seguintes doenças, classificando-as como ENDEMIAS ou EPIDEMIAS. (Alguns sítios que podem ser navegados para obter mais informações a respeito dessas doenças são listados após cada doença).
• Febre amarela;http://www.febreamarela.org.br/mapas.html
• AIDS; http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISD3352823ITEMID80FBE363C51842AAA02B89ED8003A071PTBRIE.htm
• Dengue;http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html
• Doença de chagas;http://www.fiocruz.br/chagas/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=104
• Malária;http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/malaria/texto_malaria_pro.htm#invest
• Gripe Suína (Influenza A). http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jot48iFzNcC5CMQVsalcLRnvgEBQ
. Pauster
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10473/descobertas_pasteur.swf





AS DESCOBERTAS DE PASTEUR: ATENUAÇÃO DA VIRULÊNCIA

Peça para que respondam as seguintes questões em seus cadernos:
• O que é atenuação da virulência e como ela pode ter ocorrido no material utilizado por Pasteur?• Qual a utilidade de germes atenuados?• Qual a relação entre essa descoberta de Pasteur e as VACINAS?
Após a resolução desta tarefa o professor poderá discutir com os alunos sobre quais são as medidas tomadas pelo ser humano (além das Vacinas) para conter a proliferação de doenças de caráter endêmico e epidêmico. (como por exemplo, controle em aeroportos, isolamento dos doentes, etc.).

CONTEXTUALIZANDO
Outras epidemias da história. Algumas pandemias da história da humanidade, como a gripe e a tuberculose, foram tão fortes que quase chegaram a matar todas as pessoas de algumas cidades. Entre as famosas epidemias da história destacam-se: a febre tifóide, a varíola, a peste bubônica, o cólera e a gripe espanhola.

* Promova um debate sobre o como o ser humano sobreviveu a essas epidemias ocorridas com a humanidade em épocas passadas, discutindo os seguintes pontos:

• As doenças epidêmicas do passado eram mais graves que as do presente?• Quais as principais diferenças entre o passado e hoje no que diz respeito à proliferação de doenças?• Quais as principais diferenças entre o passado e hoje no que diz respeito às formas de controle das epidemias?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia
http://www.educacional.com.br/especiais/revoltadavacina/epidemias.asp
http://historia.abril.uol.com.br/cotidiano/conteudo_338557.shtml

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados através de uma exposição, no mural da escola, das pesquisas realizadas.

RECURSOS EDUCACIONAIS

Nome
Tipo
As descobertas de Pasteur: atenuação da virulência
Animação/simulação


RECURSOS COMPLEMENTARES

Mais informações sobre as vacinas podem ser obtidas no seguinte endereço http://educacao.uol.com.br/biologia/vacina.jhtm - No seguinte endereço são disponibilizados vários links relacionados ao tema VACINA. http://www.hsw.uol.com.br/search.php



AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Uma pesquisa sobre os casos anuais de uma doença na região (pode ser também cidade, estado ou mesmo no país) usando um bom intervalo de tempo, em anos, indicando quando houve campanhas de prevenção e vacinação. Com base nos números encontrados e tabulados, peça aos estudantes que construam gráficos e os analisem para verificar se as campanhas deram ou não resultado. Indique fontes confiáveis para obter esses números, como o IBGE, a Vigilância Sanitária e a FUNASA.


BIBLIOGRAFIA

Site - Portal do Professor
Epidemias do Brasil - Uma Abordagem Biológica e Social, Rodolfo Telarolli Jr, Ed Moderna.
InternetOrganização Mundial de Saúde