segunda-feira, 21 de setembro de 2009




Projeto: Gravidez na adolescência e suas consequências



Nome: Adriana Cristina de Souza Pimenta.



Tema: Doenças Sexualmente Transmissíveis- DSTs





Disciplina: Ciências.





Séries: 7ª e 8ª





Justificativa


A necessidade do projeto está voltada para a promoção da cidadania saudável em relação á gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e outros conflitos.
Adolescentes e jovens precisam fortalecer seus valores humanos de convivência dentro da sociedade, e esse projeto representará força nas famílias, na escola e interação pessoal como ser humano.





Objetivo Geral


Visa estabelecer uma educação continuada promovendo o desenvolvimento de ações articuladas, buscando reduzir a vulnerabilidade de jovem ás doenças sexualmente transmissíveis, a infecção pelo HIV e a gravidez não planejada.





Objetivos Específicos


· Promover a saúde integral do adolescente,e como conseqüência, a melhoria na qualidade de vida.


· Formação de consciência crítica de forma interdisciplinar.


· Reduzir os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência.





Conteúdos


· Sistema reprodutor masculino e feminino.
· Gravidez na adolescência.
· Ciclo menstrual.
· Menopausa.
· A sexualidade na vida humana.
· Saúde sexual e saúde reprodutiva.
· Doenças sexualmente transmissíveis- DSTs
· Métodos contraceptivos.
· Infertilidade e Tratamentos
· Aborto.





Metodologia


A metodologia proposta apóia-se fundamentalmente em estratégias através de aulas diferenciadas, palestras e DVDs envolvendo os assuntos abordados durante o desenvolvimento.
Os alunos usaram das novas tecnologias a fim de pesquisar conteúdos que envolvam saúde, sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Foram apresentados vídeos proporcionando esclarecimento, folder, cartazes ilustrativos, o que permitiu a construção coletiva de novos conhecimentos.





Recursos/ Materiais


· Data show
· DVDs
· Computador
· Revistas
· Livros Didáticos.





Avaliação


Trata-se de um processo contínuo, conduzindo o educando a ampliar seus conhecimentos e abre-se a oportunidade para a promoção coletiva do aprimoramento daquilo que foi ensinado no cotidiano.
· Apresentação dos trabalhos.
· Pesquisa no laboratório de informática discutido em sala de aula.
· Participação nos debates e palestras.
· Envolvimento nas atividades propostas.
· Trabalho construtivo com os conteúdos estudados.
· Revistas
· Livros Didáticos.





Referências Bibliográficas


ASSUNÇÃO FILHO, Moacir Assis. Ciências Humanas
São Paulo, 2001.
LAKATOS.E.M.MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. SP.
Revista Nova Escola.
Programa de Ações Educativas Integradoras-2009.

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