domingo, 30 de agosto de 2009

E.M.E.B. MARIA DA GLÓRIA DE SOUZA







PROJETO


TANGRAM





Participantes:

Profª. Angélica Janaína Carvalho Borges.

Profª. Nancy Maria Batista



4º Ano
2º Ciclo


Projeto: Tangram

Tema: Figuras geométricas

Data: 17.11.2009


Objetivos:
1 Reconhecer figuras geométricas.
1 Conhecer o histórico e a lenda da origem do Tangram.
2 Construir figuras variadas com as peças do Tangram.
3 Relacionar os elementos de uma figura.
4 Construir quadrados utilizando as peças do Tangram de diversa maneira.


Conteúdos:
1 Figuras geométricas.
2 Histórico e lenda do Tangram.
3 Composição e decomposição de figuras.
4 Brincadeiras com o Tangram.
5 Relações entre os elementos de uma figura.




Metodologia:
Conversa informal, atividades lúdicas, leitura de textos informativos, aula expositiva e manipulação de material.

Recursos a serem utilizados:

Cópias do Tangram e de figuras a serem montadas com as peças do mesmo, lápis de cor, cola, tesoura e papel quadriculado.


Desenvolvimento:

Questionamento sobre as figuras geométricas – o que são e quais as mais conhecidas (quadrado, retângulo, triângulo e circunferência). Depois pedir que observem a sala de aula e desenhem alguns objetos e suas formas.
Fazer a leitura da história do Tangram e contar a lenda da sua origem.
Mostrar um Tangram completo e entregar cópias do mesmo para que os educandos possam pintá-la, colar em cartolina e recortar as peças do Tangram.
Brincar livremente com as peças do Tangram, conforme o interesse de cada um. Depois entregar a cópia das diversas figuras formadas com as peças do Tangram e pedir que cada um tente compor o maior número possível das mesmas.
Após essa etapa, ressaltar as características geométricas de cada uma das peças do Tangram.
Pedir para que construam um quadrado, usando do Tangram:
a) 2 peças
b) 3 peças
c) 4 peças
d) 5 peças
e) 6 peças
f) 7 peças
Registrar no caderno as soluções encontradas.
Escolher três peças do Tangram, fazer uma montagem e desenhar num papel quadriculado apenas o contorno dessa montagem.












DESAFIO:
Que peças você precisa usar para construir o maior triângulo do Tangram?



Conclusão

Ao desenvolvermos este projeto em sala de aula, percebemos que os educandos manifestaram maior interesse em realizar as atividades propostas, vivenciando assim, de forma lúdica um novo conteúdo e ampliando de forma diferenciada seus conhecimentos.
Também que os mesmos reconheceram as figuras geométricas nas peças do Tangram e aprenderam uma nova figura - o paralelogramo.
O desafio proposto no final tem por objetivo levar os educandos a reflexão, observação, persistência e segurança nas decisões a serem tomadas.






























ANEXOS









TANGRAM


O Tangram é um quebra-cabeça formado por sete peças que têm formas geométricas bem conhecidas. São cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo, originados da decomposição de um quadrado. Sua idade e seu inventor são desconhecidos. Os chineses o conhecem por “Tch’i Tch’iao pan”, que significa “As Sete Tábuas da Argúcia (habilidade, destreza, sabedoria, astúcia)”.


LENDA

A origem desse jogo chinês é contada por essa lenda:
Conta-se que, no século XII, um monge taoista deu ao seu discípulo, de nome Lao-Tan, um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse:
- Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires de belo e depois volta.
A emoção da tarefa fez com que o discípulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se partiu em sete pedaços.
O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, viu formar uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das sete peças.
De repente percebeu que não precisaria mais correr o mundo. Tudo de belo que existia poderia ser formado pelo Tangram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário