sábado, 29 de agosto de 2009

IMPACTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO DE MANSO

Plano de Aula

E.E. PROFª JOAQUINA CERQUEIRA CALDAS
Rua Papa João XXIII, n.° 75, Poção, Cuiabá – MT
Telefone:


Autor e Co-autores: Bernadeth Luiza da Silva e Lima
Aparecida de Magalhães
Angélica Janaina Carvalho Borges
Hermes Teseu Bispo Freire
Sirlaine da Silva Almeida
Wellington Silva Sales
Estrutura Curricular
– Modalidade: Ensino Médio

Tema – “Impactos Ambientais na Região de Manso”

Habilidades e Competências
• Localizar a bacia do rio Manso e perceber os problemas ambientais causados com a construção da Usina Hidrelétrica de Manso;
• Avaliar as implicações decorrentes do remanejamento dos moradores que habitavam a região ocupada pelas águas do reservatório da Usina de Manso;
• Identificar o tamanho da área utilizada para a construção da Usina:
• Coletar dados sobre o número de habitantes da área em estudo:
• Reconhecer os principais elementos de um circuito elétrico (resistores, geradores, receptores e capacitores) suas finalidades:
• Compreender porque os materiais resistem à passagem da corrente elétrica;
• Explicar as alterações e emissões de gases, principalmente metano; como o apodrecimento da matéria orgânica;
• Monitorar a qualidade da água e a qualidade do ar.

Duração das atividades programadas – 06 (seis) aulas de 50 minutos cada.

Interdisciplinariedade – O trabalho será realizado de forma integrada com aulas de campo, sendo realizada uma pesquisa in loco. É um recurso metodológico muito rico, relacionada a temática em estudo que é a Usina de Manso. Oferece um leque muito amplo de subtemas, perfeitamente viável para o desenvolvimento da pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.


Estratégias e recursos da aula
o Em um primeiro momento será realizada aula expositiva com slides, mostrando a região de Manso, sua localização e a biodiversidade da área em estudo.
o Em um segundo momento os educandos deverão pesquisar outros detalhes complementares na internet, tais como o estudo dos impactos ambientais, os reflexos da remoção dos antigos habitantes e sua destinação, dentre outros fatores que envolvem o tema em estudo.
o Em um terceiro momento será realizada uma aula de campo com os educandos do 2.° e 3.° anos do ensino medido da EE Prof. Joaquina Cerqueira Caldas do período noturno. Nessa aula prática serão os alunos divididos em três grupos, sendo que um estudará a biodiversidade local; outro os reflexos da remoção dos antigos habitantes e o outro a importância econômica da usina de manso e a regulação do nível da água do Rio Cuiabá.

Apresentação dos Resultados – no decorrer da pesquisa os resultados foram positivos, os alunos participaram ativamente de todas as atividades realizadas como produção de textos, montagem e elaboração de gráficos, confecção de maquetes, com a realização de uma mostra cultural – feira de ciências que será realizada no mês de novembro de 2009;

Recursos complementares – sites WWW.eletronorte.gov.br, WWW.fema.gov.br, WWW.ibama.gov.br , WWW.senarmt.org.br, data show, vídeos, etc.

Avaliação – durante a execução do trabalho os alunos foram avaliados em todas as atividades realizadas em grupo e individuais, obtendo-se resultados satisfatórios, contribuindo na construção da autonomia, criatividade e cidadania.

Bibliografia

Programa Agrinho: meio ambiente: caderno do professor – Mato Grosso – Senar – AR/MT/2009.

MORENO, Gislaene ET ali. Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Ed. Entrelinhas, Cuiabá, 2005.

Fundação Estadual do Meio Ambiente. IV Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso: “Água: preservar para não faltar, cultive esse idéia.” Org. Leonice de Souza Lotufo. Cuiabá, Fema, 2003.

Um comentário:

  1. COOOOLOOOOCAR SOBRE A.P.M-MANSO-CHAPADA DOS GUIMARÃES!!!POIS MINHA FILHA PEQUISA SOBRE ESSE ASSUNTO E NÃO ESTA ACHANDO,E É TRABALHO DE ESCOLA.MINHA FILHA:SELENA GOMEZ!

    ResponderExcluir