domingo, 30 de agosto de 2009

Relações Métricas nos Triângulos Retângulos

Escola Estadual Professora Joaquina Cerqueira Caldas
Rua Papa XXII, 75
Bairro: Poção
Cuiabá - MT
Plano de Aula
Tema: Teorema de Pitágoras
Autor: Sirlaine
Disciplina: Matemática
Turma: 8ª Matutino
Objetivos Gerais
Perceber a importância dos ângulos retos e das formas triangulares, em especial as que envolvem triângulos retângulos no mundo real;
Estabelecer relações entre as medidas de elementos dos triângulos retângulos que permitam resolver situações do cotidiano e do trabalho.
Objetivos Específicos:
Conhecer um pouco sobre Pitágoras;
Entender geometricamente e algebricamente a demonstração do Teorema de Pitágoras;
Resolver problemas matemáticos aplicando Teorema de Pitágoras;
Usar o Teorema de Pitágoras para representar números irracionais na reta real;
Duração das atividades:
6 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Triângulos retângulos;
Catetos;
Hipotenusa;
Teorema de Pitágoras.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula?
Sim. Seria interessante elaborar com os alunos entrevistas com profissionais como arquitetos, engenheiros, pedreiros, físicos, construtores, a fim de descobrir como os conhecimentos adquiridos nesta unidade são aplicados nessas profissões.
Estratégias:
Este trabalho consiste em uma breve apresentação do tema, abordando a história de Pitágoras e do Teorema de Pitágoras, através de um vídeo.
Dando um destaque para os ângulos retos e sua importância no mundo real. Em seguida uma demonstração do Teorema de Pitágoras, tanto algebricamente quanto geometricamente e uma discussão em relação ao vídeo. Depois da realização dessas etapas, dividir a turma em grupos de ate cinco alunos, os quais tentaram resolver alguns problemas matemáticos relacionados ao Teorema de Pitágoras.
Recursos Complementares:
Vídeos, Data show, televisão, filmes, Dvds TV Escola, etc.
Avaliação:
Análise da participação dos alunos na elaboração dos conceitos, relatórios e resolução das atividades com exposição dos resultados, e discussão sobre a possibilidade de existir diferentes métodos para resolver um mesmo exercício.
Bibliografia:
GIOVANNI, José Ruy. A Conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD,
2002.
ANDRINI, Álvaro. Novo Praticando Matemática/Álvaro Andrini, Maria Jose C. de V.Zampirolo. – São Paulo: Editora do Brasil, 2002.
http://www.youtube.com.br/ , Revista Nova Escola.

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